quinta-feira, 28 de abril de 2011

Acordo de Convivência da Escola Municipal Professora Edith Merhey

 ACORDO DE CONVIVÊNCIA

OBJETIVOS:

. A busca de uma escola e de uma comunidade mais integradas e conscientes das questões ambientais e da sustentabilidade; 
. Fazer com que se implante e Agenda 21 na escola e assumir como orientação a Carta das Responsabilidades;
 . Refletir sobre o consumo sustentável e reduzir os desperdícios;
. Valorizar os saberes locais e criar espaços para o pleno exercício da cidadania;
. Levar à consciência de que todos tem sua parcela de responsabilidade diante das questões ambientais.

A ESCOLA QUE QUEREMOS CONSTRUIR:

   Uma escola que valorize o trabalho com a sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente. Que possa refletir com os alunos e com toda a comunidade as questões ambientais, a fim de criar uma consciência crítica e de mostrar que a responsabilidade pelo cuidado com o planeta é de todos.

PROPOSTAS PARA A ESCOLA E PARA A COMUNIDADE ENVOLVIDA:

. Fazer o estudo da Agenda 21 com funcionários, professores, coordenação, comunidade etc;
. Retomar o projeto de separação e reciclagem do lixo, conscientizando alunos e comunidade;
. Introduzir no Projeto político- pedagógico a questão da sustentabilidade e como essa será trabalhada com os educandos;
. Continuar o trabalho, atualmente realizado, com questões como: meio ambiente, o lixo e a Dengue, saberes locais e história da formação do bairro, paz na comunidade, dentre outros; 
. Comunidade e escola unidas recorrerão junto à prefeitura para resolver os problemas de infraestrutura da escola: buscar soluções para resolver o problema das inundações constantes, criar espaços para área verde e aproveitar melhor a luz do sol;
. Requerer junto à prefeitura uma avaliação da rede de captação de águas pluviais localizada nos arredores da escola, com o objetivo de melhorar a mesma, pois essa não comporta a quantidade de água no período das chuvas;
. Realizar um trabalho sobre reflorestamento, fornecendo às crianças mudas ou sementes de plantas para que cuidem em suas casas ou em locais pré-estabelecidos no bairro; 
. Criar, na escola, um espaço para uma horta, trabalhar com os alunos, deixar que mexam na terra, plantem e que depois os alimentos cultivados sirvam para a merenda escolar, enriquecendo-a;
. Pode ser realizado um trabalho conjunto com a Pastoral da Criança, no intuito de realizar um curso na escola, para aproveitamento dos alimentos, utilização das cascas em sucos ou farinhas nutritivas;
. Estender o projeto de reciclagem do lixo a toda a comunidade, buscando a implantação de coletiva seletiva em todo o bairro.


DIFICULDADES ENCONTRADAS E COMO SE ORGANIZAR:

  Serão inúmeras as dificuldades a serem encontradas no caminho da escola que queremos construir, dentre elas podemos citar a falta de recursos e diálogo com a prefeitura, falta de consciência ambiental da comunidade e desconhecimento da Agenda 21.
  A organização desse projeto depende da união entre escola e comunidade para melhoria das condições da escola e do bairro, depende também de que cada um assuma sua parcela de responsabilidade para o cuidado com o meio ambiente e exercício da cidadania.

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