quinta-feira, 28 de abril de 2011

PLANTA BAIXA DA ESCOLA

   O objetivo deste trabalho é mostrar os ambientes da escola, bem como a questão da acessibilidade, da área verde e de como recursos como luz do sol  e ventilação podem ser utilizados para implantação de medidas sustentáveis:
   A escola Municipal Professora Edith Merhey localiza-se no bairro Santo Antônio, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A instituição funciona nos turnos da manhã e tarde, atendendo somente à educação infantil, do primeiro período ao segundo ano do ensino fundamental.
   No entorno da escola há residências e comércios, a escola está situada numa das vias principais do bairro, com intenso movimento de veículos e pessoas. Há também, próximo à instituição um campo de esportes e lazer com um parque. As ruas ao redor da escola apresentam árvores ornamentais, plantadas pela prefeitura, mas, infelizmente, sem o devido cuidado.
   O prédio é uma construção recente que sofre com o problema de constantes alagamentos nos períodos de chuva. O problema também atinge as residências vizinhas. A escola possui dois andares com uma cobertura que não permite a entrada do sol no interior da mesma. A ventilação é dada através de basculantes em todas as salas e de implantação de tijolos com abertura na parte da frente/entrada do colégio e nos fundos.
   Funcionários e professores que residem no bairro relatam que no período da implantação do projeto para a construção da escola, tentaram demonstrar aos engenheiros responsáveis os problemas que o mesmo apresentava e falaram sobre a questão dos alagamentos na região. Entretanto, o projeto não foi alterado. A  escola, hoje, convive com essas questões e por vezes conta com a ajuda da comunidade para retirada da águas das chuvas e lama que se acumulam no prédio. Os alunos ficam por diversos dias sem aula e é necessário abrir um buraco nos fundos da escola para retirada da água.
   Há um portão principal de entrada para os alunos, dando acesso direto à secretaria e à escada e rampa que vão para o segundo piso. Na entrada há um pequeno jardim, que é a única área verde da escola. No primeiro andar encontram-se: secretaria, sala da direção, biblioteca, despensa e cozinha, refeitório, parquinho, pátio, uma sala de aula, laboratório de informática, banheiros, sala dos professores, coordenação pedagógica, laboratório de aprendizagem. No segundo andar situam-se as salas de aula distribuídas num corredor ao redor do pátio. 

Acordo de Convivência da Escola Municipal Professora Edith Merhey

 ACORDO DE CONVIVÊNCIA

OBJETIVOS:

. A busca de uma escola e de uma comunidade mais integradas e conscientes das questões ambientais e da sustentabilidade; 
. Fazer com que se implante e Agenda 21 na escola e assumir como orientação a Carta das Responsabilidades;
 . Refletir sobre o consumo sustentável e reduzir os desperdícios;
. Valorizar os saberes locais e criar espaços para o pleno exercício da cidadania;
. Levar à consciência de que todos tem sua parcela de responsabilidade diante das questões ambientais.

A ESCOLA QUE QUEREMOS CONSTRUIR:

   Uma escola que valorize o trabalho com a sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente. Que possa refletir com os alunos e com toda a comunidade as questões ambientais, a fim de criar uma consciência crítica e de mostrar que a responsabilidade pelo cuidado com o planeta é de todos.

PROPOSTAS PARA A ESCOLA E PARA A COMUNIDADE ENVOLVIDA:

. Fazer o estudo da Agenda 21 com funcionários, professores, coordenação, comunidade etc;
. Retomar o projeto de separação e reciclagem do lixo, conscientizando alunos e comunidade;
. Introduzir no Projeto político- pedagógico a questão da sustentabilidade e como essa será trabalhada com os educandos;
. Continuar o trabalho, atualmente realizado, com questões como: meio ambiente, o lixo e a Dengue, saberes locais e história da formação do bairro, paz na comunidade, dentre outros; 
. Comunidade e escola unidas recorrerão junto à prefeitura para resolver os problemas de infraestrutura da escola: buscar soluções para resolver o problema das inundações constantes, criar espaços para área verde e aproveitar melhor a luz do sol;
. Requerer junto à prefeitura uma avaliação da rede de captação de águas pluviais localizada nos arredores da escola, com o objetivo de melhorar a mesma, pois essa não comporta a quantidade de água no período das chuvas;
. Realizar um trabalho sobre reflorestamento, fornecendo às crianças mudas ou sementes de plantas para que cuidem em suas casas ou em locais pré-estabelecidos no bairro; 
. Criar, na escola, um espaço para uma horta, trabalhar com os alunos, deixar que mexam na terra, plantem e que depois os alimentos cultivados sirvam para a merenda escolar, enriquecendo-a;
. Pode ser realizado um trabalho conjunto com a Pastoral da Criança, no intuito de realizar um curso na escola, para aproveitamento dos alimentos, utilização das cascas em sucos ou farinhas nutritivas;
. Estender o projeto de reciclagem do lixo a toda a comunidade, buscando a implantação de coletiva seletiva em todo o bairro.


DIFICULDADES ENCONTRADAS E COMO SE ORGANIZAR:

  Serão inúmeras as dificuldades a serem encontradas no caminho da escola que queremos construir, dentre elas podemos citar a falta de recursos e diálogo com a prefeitura, falta de consciência ambiental da comunidade e desconhecimento da Agenda 21.
  A organização desse projeto depende da união entre escola e comunidade para melhoria das condições da escola e do bairro, depende também de que cada um assuma sua parcela de responsabilidade para o cuidado com o meio ambiente e exercício da cidadania.